Reflexões sobre o papel da mídia na construção do nationess: os casos da Telesur e da Al-Jazeera

Autores

  • Silvia Nogueira Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Este trabalho apresenta o papel dos meios de comunicação em processos de objetivação cultural. Para isso,são tomados como objetos de reflexão os casos das redes de comunicação Telesur e al-Jazeera. Assim,são abordados os objetivos e as estratégias adotadas pela Telesur e pela al-Jazeera para a construçãomidiática do que seria uma “identidade latino-americana”, no primeiro caso, e uma “identidade árabe”, nosegundo. Simultaneamente, discutem-se como as redes tentam fazer com que as imagens veiculadas porelas ajudam a construir junto à opinião pública um “sentimento de estar em casa” (nationess) em relaçãoàquelas identidades construídas midiaticamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Nogueira, Universidade Estadual da Paraíba

Professora da Graduação e do Mestrado em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), jornalista formada pela PUC-Rio, Mestre e Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional/UFRJ. Vem desenvolvendo estudosque relacionam mídia, opinião pública e relações internacionais.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Nogueira, S. (2012). Reflexões sobre o papel da mídia na construção do nationess: os casos da Telesur e da Al-Jazeera. Carta Internacional, 7(2), 127–148. Recuperado de https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/61

Edição

Seção

Artigos