Isabel dos Santos e os vínculos transnacionais da elite angolana

a questão da agência no estudo das relações internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v17n2.2022.1237

Resumo

A divulgação do “Luanda Leaks” expôs a rede de negócios que sustentava a fortuna da elite de Angola. Este artigo analisa o papel de agente assumido pelas elites do Sul Global em domínios públicos e privados. Para tal, baseia-se na metodologia de análise de redessociais de Kleemans e Van de Bunt (1999), evidenciando as interconexões entre os atores da elite angolana a partir de Isabel dos Santos. As conclusões deste artigo constatam o papel das elites como construtoras de uma articulação transnacional que formou o império financeiro do qual Isabel dos Santos faz parte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tales de Paula Roberto de Campos, Universidade de São Paulo

Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC-SP) e Pesquisador do Núcleo de Estudos Transnacionais da Segurança (NETS/PUC-SP). Possui como linhas de pesquisa principais: Crime Organizado Transnacional no Brasil, Corrupção Transnacional, Lavagem de Dinheiro e Crimes Financeiros, Política Externa Brasileira e Estudos de África Subsaariana.

Downloads

Publicado

2022-08-19

Como Citar

Medeiros Bernussi, M., & de Paula Roberto de Campos, T. . (2022). Isabel dos Santos e os vínculos transnacionais da elite angolana: a questão da agência no estudo das relações internacionais. Carta Internacional, 17(2), e1237. https://doi.org/10.21530/ci.v17n2.2022.1237