O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Não há cobrança pelo processo de avaliação, editoração e publicação dos artigos.

Os autores devem seguir estritamente as diretrizes abaixo; sua não observância poderá implicar em não aceitação do artigo submetido. Eventualmente, a equipe editorial poderá orientar os autores a adequar o arquivo submetido aos padrões requeridos. 

1. O artigo deve ser inédito e redigido em português, inglês ou espanhol. Além de inédito, o artigo não deve estar em apreciação concomitante em nenhum outro periódico ou veículo de publicação, no todo ou em parte, no idioma original ou traduzido.

2. O arquivo a ser enviado deve estar em formato .doc ou .docx; use somente a formatação padrão do texto. Os autores devem, obrigatoriamente, retirar sua identificação das propriedades do arquivo.

3. Não serão aceitos artigos com mais de 4 (quatro) autores/coautores. No caso de mais de dois autores, o papel de cada um dos autores na elaboração do manuscrito deverá ser informado à equipe editorial, informação que deve constar da Carta ao Editor.

4. O autor deve submeter três arquivos:

4.1 Um arquivo contendo título, resumo e palavras chave em português, inglês e espanhol, corpo do texto e referências. Nesse arquivo não poderá constar nenhuma referência que permita identificar os autores.

4.1.1 No caso de um trabalho fruto de pesquisa financiada, as informações sobre o financiamento e as agências de fomento que o possibilitaram deverão ser incluídas na Carta ao Editor. No manuscrito submetido, a nota de rodapé na qual essas informações serão publicadas deve ser inserida na primeira página do artigo, devendo conter apenas as inscrições: Informações sobre financiamento.

4.2 Um arquivo, a ser submetido como suplementar, contendo, para cada um dos autores: identificação, titulação máxima, instituição à qual se encontra atualmente filiado, resumo do Curriculum vitae de, no máximo, 5 linhas, contendo função que desempenha na instituição à qual é filiado, a URL do Currículo Lattes, o ORCID (exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097), endereço, telefone e e-mail. Neste mesmo arquivo, o autor poderá incluir agradecimentos, se desejar.

4.3 Uma Carta ao Editor, que deve ser enviada também como arquivo suplementar, na qual o(s) autor(es) assume(m) que o conteúdo do trabalho apresentado é inédito, não contém nada que possa ser considerado ilegal, difamatório, que cause conflito de interesses ou que possa interferir na imparcialidade do trabalho apresentado.

5. O arquivo com o corpo do texto deverá observar a seguinte formatação: espaço simples entrelinhas; fonte de 12-pontos; uso do itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, e não no final do documento na forma de anexos.

6. O artigo deve conter o mínimo de 7.500 e o máximo de 8.500 palavras, incluídos título, resumo, palavras chave (nos três idiomas solicitados), corpo do texto, notas de rodapé e referências.

6.1 Serão adotadas no máximo cinco palavras-chave em cada idioma. Elas devem se referir ao objeto de estudo do artigo e ao referencial teórico e/ou temática utilizada para análise.

7. O Resumo, abstract e resumen, devem conter cada, de 80 a 100 palavras. Não deve ser redigido em primeira pessoa e deve incluir tema geral, problema de pesquisa, objetivos, métodos e principais conclusões. Lembramos que o resumo nos três idiomas integra o total de palavras, conforme indicado no item 6.

8.   As notas de rodapé devem ser evitadas. Quando necessárias, devem se restringir a esclarecimentos adicionais ao texto, nunca para referências.

8.1 As citações devem estar no mesmo idioma que o artigo. Assim, será acrescentada no corpo do texto a versão traduzida, e em nota de rodapé, a versão original da citação.

9. A formatação de tabelas, quadros e figuras deverá seguir as orientações de formato conforme o estilo Chicago. 

10. As referências devem ser listadas ao final do texto e devem se restringir àquelas efetivamente citadas no artigo. Deve ser observado estritamente o sistema Chicago (Autor data). Não serão aceitas referências bibliográficas em notas de rodapé.

As mesmas deverão seguir os modelos abaixo, de acordo com o formato estabelecido pelo The Chicago Manual of Style. Nos casos omissos, utilizar o disposto na norma NBR 6023 da ABNT.  

10.1 Para artigos ou documentos eletrônicos:

Elementos: Autor(es). Ano de publicação. “Título”. Local de publicação, numeração correspondente ao volume, número: paginação da parte. DOI.

Miyamoto, Shiguenoli. 2013. Política Externa Brasileira: 1964-1985. Carta Internacional 8, no. 2: 3-19.

10.2 Para Livros

Elementos: Autores(es). Ano de publicação. Título. Cidade: Editora.

Saraiva, José Flávio S. 2003. Foreign Policy and Political Regime. Brasília, DF: IBRI.

10.3 Para capítulos de livros:

Elementos: Autores(es). Ano de publicação. “Título do Capítulo”. In Título do Livro. Cidade: Editora. (Org., Ed., Coord.), Paginação da parte. Cidade: Editora.

Snidal, Duncan. 1995. “The politics scope: endogenous actors, heterogeneity and institutions”. In Local commons and global interdependence: heterogeneity and cooperation in two domains, 47-70. London: Sage Publication.

10.4 Trabalhos apresentados em Eventos

Elementos: Autor(es). Ano de publicação. “Título do trabalho apresentado”. In nome do evento, local do evento.

Ventura, Deisy de Freitas Lima; Perez, Fernanda Aguilar. 2015. “A política externa de saúde de Dilma Rousseff (2011-2014): elementos preliminares para um balanço”. In 5º Encontro Nacional da ABRI, Belo Horizonte.

11. No ato da submissão, todas as informações requeridas no sistema deverão ser devidamente preenchidas.

12. Estrutura do texto: Os artigos devem incluir, necessariamente,além das seções de desenvolvimento do texto, introdução, conclusão e referências. Na introdução e na conclusão não são permitidos gráficos, tabelas ou figuras. Recomenda-se que seja evitada fragmentação excessiva do texto, com a inserção de mais de três seções.

13. ORCID ID: A Carta incluirá em seus artigos o número ID do ORCID (http://orcid.org/) do (s) autor (es). Essas informações deverão ser apresentadas no envio do artigo, conforme as instruções contidas no item 4.2.

Em caso de dúvida, os autores poderão consultar a equipe editorial da Carta pelo e-mail: cartainternacional@abri.org.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.