Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão segue as regras estipuladas em Preparação dos Manuscritos, neste página.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Foco e Escopo

A Carta Internacional é a revista da Associação Brasileira de Relações Internacionais. Trata-se de um periódico científico independente, com avaliação por pares internacional, voltado à publicação de artigos que apresentam análises empíricas teoricamente embasadas e contribuições teóricas e conceituais originais nas principais áreas de estudo das relações internacionais. A Carta Internacional valoriza o pluralismo teórico e a diversidade epistemológica, metodológica e temática. Sua missão é promover o debate intelectual qualificado a respeito do meio internacional, adensando e divulgando o debate sobre a política internacional dentro e fora do país.

De modo geral, manuscritos bem-sucedidos no processo editorial:

  1. Deixam claro o debate e a literatura sobre os quais incidem e como contribuem para eles;
  2. Constroem uma pergunta de pesquisa ou um problema analítico claro que pode ser respondido pela pesquisa desenvolvida;
  3. Defendem um argumento claro e sucinto ou testam adequadamente uma hipótese;
  4. Substanciam-se em bases sólidas conceituais e/ou empíricas;
  5. São baseados em literatura de ponta e atual, que expresse o estado da arte de um debate;
  6. Estruturam e encadeiam coerentemente as partes do texto em relação à análise construída;
  7. São redigidos de forma clara, utilizando corretamente a gramática e a linguagem acadêmica no idioma no qual for apresentado (português, inglês ou espanhol);
  8. Respeitam os critérios formais para submissão da Carta Internacional.

De modo geral, manuscritos rejeitados ao longo do processo editorial:

  1. Não identificam claramente sua contribuição para um debate ou literatura específicos;
  2. Descrevem uma conjuntura sem estabelecer um problema ou pergunta de pesquisa, ou delimitar uma hipótese a ser testada;
  3. Não desenvolvem uma análise ou interpretação embasada na literatura relevante;
  4. Abordam seu tema de forma superficial ou inadequada diante da literatura especializada;
  5. Utilizam conceitos de forma incorreta, imprecisa ou não especificada;
  6. Não mobilizam fontes e evidências que fundamentem de forma sólida seu argumento;
  7. Não atendem à forma de um artigo científico, incluindo uso correto e preciso da linguagem e emprego competente de uma das modalidades de escrita acadêmica utilizadas no campo.


Seções da Carta Internacional

A Carta Internacional publica os seguintes tipos de documentos:

  • Artigo Científico: desenvolve um argumento original baseado em pesquisa de caráter empírico ou conceitual e com fundamentação teórica e metodológica. Deve conter entre 7000 e 8500 palavras, incluindo notas, referências, título e resumos (de até 150 palavras cada) nos três idiomas da Carta Internacional. Artigos científicos são submetidos à avaliação por pares em modalidade duplo-cega.
  • Resenha Analítica: apresenta e discute entre dois e quatro livros recentes ao redor de um tema dentro do escopo da Carta Internacional. A Resenha Analítica deve apresentar uma reflexão clara a partir do conjunto textual escolhido, assim como relevância explícita para o estado da arte do campo. O texto deve conter entre 3000 e 4000 palavras, incluindo notas, referências, título e resumos (de até 150 palavras cada) nos três idiomas da Carta Internacional. Resenhas bibliográficas são submetidas à avaliação por pares em modalidade duplo-cega.
  • Simpósio Temático: reúne entre três e cinco Artigos Científicos ao redor de um problema ou tema de relevância conceitual, teórica, metodológica e/ou empírica dentro do escopo da revista. O Simpósio cria um arquivo de referência atual, amplo e aprofundado sobre a questão abordada. As contribuições individuais devem seguir as instruções para Artigos Científicos e são submetidas individualmente à avaliação por pares em modalidade duplo-cega. Propostas de Simpósios devem ser comunicadas com a Equipe Editorial antes da submissão, incluindo uma descrição da proposta e sua relevância (até 500 palavras) e os títulos e resumos dos artigos componentes, que devem contemplar ao menos três instituições de pesquisa diferentes. [Atenção: A aprovação de uma Proposta de Simpósio não garante aprovação total ou parcial dos manuscritos, que passarão normalmente por todas as etapas do processo editorial e de avaliação.]

 

PREPARAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Submissões devem seguir estritamente as diretrizes abaixo; sua não observância poderá implicar na rejeição do manuscrito. A Equipe Editorial poderá orientar autoras e autores a adequarem o arquivo submetido aos padrões requeridos antes de dar início ao processo de editorial.

Preparando o manuscrito (regras para submissão)

Ao submeter um manuscrito, autoras e autores comprometem-se em observar as seguintes regras:

  1. o manuscrito deve ser inédito, redigido em português, inglês ou espanhol e não pode ser uma tradução de texto já publicado em outro idioma;
  2. o manuscrito não pode estar sob apreciação concomitante em outro periódico ou veículo de publicação, no idioma de submissão ou outro;
  3. deve haver no máximo 4 (quatro) coautoras ou coautores assinando o manuscrito. O papel de cada autora e autor deve ser informado na Carta à Equipe Editorial, de acordo com o sistema CRedIT observado pelo SciELO Brasil.
  4. caso se aplique, é necessário especificar (no corpo do texto ou em nota de rodapé) como e para que fins ferramentas de Inteligência Artificial foram utilizadas na elaboração do documento (conforme critérios da SciELO Brasil para uso de IA na pesquisa científica);
  5. sempre que necessário, as medidas relativas à ética em pesquisa, incluindo aprovação em comitê de ética, serão indicadas no manuscrito;
  6. em caso de aprovação, autoras e autores providenciarão o material de divulgação solicitado pela Equipe Editorial.

Formatando o manuscrito para submissão

O manuscrito a ser submetido deve:

  1. estar em um arquivo em formato .doc ou .docx;
  2. ter removido a identificação de autoria das propriedades do arquivo [clicar no arquivo com o botão direito => Propriedades => Aba Detalhes => “Remover Propriedades e Informações Pessoais”]
  3. observar os limites mínimo e máximo de palavras para a Seção correspondente;
  4. ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples e uso do itálico em vez de sublinhado (exceto para URLs);
  5. conter um resumo em cada idioma da revista (português, espanhol e inglês), cada um com até 150 palavras;
  6. contar com até cinco palavras-chave em cada idioma (português, espanhol e inglês), referindo-se ao objeto, referencial teórico e/ou temática do trabalho;
  7. traduzir todas as citações diretas para o idioma do manuscrito, incluindo a versão original em nota de rodapé;
  8. utilizar o estilo Chicago (autor-data) para citações e referências. Um detalhamento do estilo está disponível aqui ou no Guia Online de Citações do Chicago Manual of Style (em inglês). Referências devem ser listadas ao final do texto e não em nota de rodapé;
  9. inserir Tabelas e Figuras no corpo do texto (e não ao final), seguindo as orientações do estilo Chicago.

Submetendo o manuscrito

Para completar sua submissão, todos os três arquivos abaixo devem ser inseridos no sistema. A ausência de um documento resultará no atraso do processo editorial.

  1. Um arquivo contendo o manuscrito (título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol, corpo do texto e referências). Nesse arquivo não poderá constar identificação de autoria, financiamento ou agradecimentos no corpo do texto ou nas Propriedades do arquivo.
  2. Uma Carta à Equipe Editorial, apresentando a submissão e sua adequação ao Escopo do periódico. Esta Carta deve declarar que o conteúdo do trabalho apresentado é inédito em todos os idiomas, não está em apreciação simultânea em nenhuma outro meio de publicação e não contém nada que possa ser considerado ilegal, difamatório, que cause conflito de interesses ou que possa interferir na imparcialidade do trabalho apresentado.
  3. Um arquivo de identificação contendo:
    1. Nome, titulação, instituição de filiação, Currículo Lattes, ORCID e e-mail de cada autora e autor;
    2. O papel exercido por cada autora e autor na elaboração do manuscrito, de acordo com o sistema CRedIT observado pela SciELO Brasil;
    3. Em caso de pesquisa financiada, as informações de financiamento tais como devem ser incluídas na versão final do manuscrito;
    4. Caso desejado, agradecimentos (autorizados por cada pessoa nomeada) tais como devem ser incluídos na versão final do manuscrito.

Processo de Avaliação

A Carta Internacional adota o processo de avaliação por pares em modalidade duplo cega (double blind peer review). Para cada manuscrito são solicitados dois pareceres externos à Equipe Editorial, a serem emitidos por pesquisadoras e pesquisadores selecionados em função dos seguintes critérios: área de atuação e de especialidade, produção acadêmica na área temática do artigo, ausência de conflitos de interesses, formação acadêmica e diversidade institucional. A Equipe Editorial almeja manter uma média de 120 dias entre a submissão do manuscrito e a Decisão Editorial após conclusão das três etapas a seguir:

  1. Etapa de Filtragem: verifica-se que os manuscritos cumpram os requisitos formais de formatação e submissão da revista, conforme indicado na seção Submissões. Em seguida, ferramentas de detecção de similaridade (Similarity Check) são utilizadas para identificação de partes do texto publicadas anteriormente em veículos seriados, incluindo pelas próprias autoras e autores. Note-se que dissertações e teses publicadas em repositórios universitários não constituem material já publicado e podem ser utilizados livremente.
  2. Etapa de pré-avaliação editorial (desk review): Todos os manuscritos submetidos são analisados pela Equipe Editorial que verifica se atendem a política editorial e ao escopo da Carta Internacional, se possuem consistência científica e se estão redigidos dentro de padrões adequados. Manuscritos aprovados neste estágio são encaminhados para a avaliação externa.
  3. Etapa de Avaliação Externa: os manuscritos são encaminhados para avaliação científica em sistema de duplo-cego. Pareceres são solicitados de acordo com critérios de: formação acadêmica, área de atuação e especialidade, produção acadêmica na área temática do artigo, ausência de conflitos de interesses e diversidade institucional. Pareceristas emitem uma de quatro recomendações: aceitação para publicação; pedido de ajustes ou correções; pedido de revisão e submissão a nova rodada de avaliação externa; ou rejeição. Em casos de recomendações muito divergentes, uma terceira avaliação pode ser solicitada. Com base nos pareceres recebidos, a Equipe Editorial emite uma Carta de Decisão, enviada a autoras e autores, com um detalhamento das revisões necessárias. No caso de rejeição no processo editorial, o manuscrito não poderá ser submetido novamente à Carta Internacional.

A Carta Internacional trabalha com um intervalo de publicação de 18 meses entre manuscritos de mesma autoria e não aceita submissões simultâneas de uma mesma autora ou autor, mesmo que com coautoras e coautores diferentes. Autoras e autores de manuscritos rejeitados na pré-avaliação editorial (Etapa 2) devem esperar 120 dias, contados da data da carta de rejeição, antes de efetuar nova submissão ao periódico.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.