A Ordem Monetária e Financeira Internacional no Pós-crise de 2008
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v20n1.2025.1536Palavras-chave:
Dólar, Ordem, SMFI, Controles de capitais, Emprestador de última instânciaResumo
Este trabalho revisita a discussão sobre a ordem no Sistema Monetário e Financeiro Internacional (SMFI), analisando as estratégias adotadas pelos Estados Unidos e por países emergentes na gestão da Crise Financeira Global. Por um lado, a ativação da rede de swaps cambiais pelo Fed indica a administração da crise pela potência hegemônica. Por outro, observa-se que as economias emergentes adotaram estratégias defensivas, com destaque para os controles de capitais. Pretende-se mostrar como algumas abordagens teóricas da Economia Política Internacional analisam os possíveis graus de acomodação entre estas estratégias de contenção dos efeitos da crise.
Downloads

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Debora Gaspar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.