A confluência entre virada local e virada estética nos estudos para a paz

uma abordagem heterodoxa para a consolidação da paz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v16n1.2021.1095

Resumo

Este artigo posiciona-se na interseção entre as viradas local e estética nos Estudos para a Paz, procurando examinar como a arte pode contribuir para transformar as dinâmicas dos conflitos violentos através do estímulo à reflexão crítica das pessoas e comunidades locais sobre os fatores estruturais e culturais que restringem suas possibilidades de vida. A discussão é ilustrada através de performances influenciadas pelo teatro do oprimido realizadas pelos teatros Rafiki e Badilika em zonas de conflitos violentos no continente africano, procurando destacar, finalmente, alguns aspectos críticos relacionados às possibilidades e limitações da interação entre arte e consolidação da paz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Carvalho Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Relações Internacionais (Universidade de Coimbra, Portugal). Professor-Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Luan Nascimento Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI/UEPB), Bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade.

Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutor em Ciência Política na USP, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UEPB, Coordenador do Projeto Universidade em Ação e do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial. Palhaço social.

Downloads

Publicado

2021-04-29

Como Citar

Oliveira, G. C., Nascimento Silva, L., & Loyolla Kuhlmann, P. R. (2021). A confluência entre virada local e virada estética nos estudos para a paz: uma abordagem heterodoxa para a consolidação da paz. Carta Internacional, 16(1), e1095. https://doi.org/10.21530/ci.v16n1.2021.1095