A Construção do Pensamento sobre o Internacional na Rússia

identidades, projetos político-pragmáticos e o Ocidente

Autores

  • Daniela Vieira Secches PUC-Minas
  • Marina Bernardes PUC-Minas
  • Pedro Diniz Rocha PUC-Minas

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v16n1.2021.1000

Resumo

A compreensão sobre o internacional no século XX e o desenvolvimento do campo das Relações Internacionais ecoam particularidades do ambiente sociopolítico no qual são construídos. Isso pode ser percebido no caso da Rússia, onde a construção científica do campo está atrelada a projetos de nação que buscam imitar o Outro Ocidental, ou ontrapor-se a ele. O objetivo deste artigo é compreender o quadro contemporâneo das escolas de pensamento sobre o internacional naquele país. Para tanto, serão incorporados conceitos da sociologia do conhecimento e do construtivismo aplicado às Relações Internacionais a partir da noção de epistemologias geoculturais. Análises matriciais sobre a literatura revista serão o principal recurso de comparação das classificações propostas pelas obras selecionadas, com vistas a entender o impacto dos diferentes contextos sociopolíticos sobre a Academia. Conclui-se que o caso russo é um interessante exemplo no qual é possível observar a confluência de inclinações identitárias, projetos político-pragmáticos e a constituição dessa área do saber em torno do elemento Ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Vieira Secches, PUC-Minas

Doutora em Relações Internacionais (PUC-Minas). Professora Adjunta I - Departamento de Relações Internacionais (PUC-Minas)

Marina Bernardes, PUC-Minas

Mestranda em Relações Internacionais (PUC-Minas)

 

Downloads

Publicado

2021-04-19

Como Citar

Vieira Secches, D., Bernardes, M., & Diniz Rocha, P. (2021). A Construção do Pensamento sobre o Internacional na Rússia: identidades, projetos político-pragmáticos e o Ocidente. Carta Internacional, 16(1), e1000. https://doi.org/10.21530/ci.v16n1.2021.1000