A análise de discurso como abordagem metodológica nas Relações Internacionais: a influência do Discurso de Segurança Humana na Política Externa Japonesa

Autores

  • Aline Chianca Dantas Universidade de Brasília
  • Alexandre César Cunha Leite Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v10n2.2015.161

Palavras-chave:

Análise de discurso, Metodologia e Teoria de Relações Internacionais, Discurso de segurança humana japonês.

Resumo

O presente artigo debate o uso do método de análise de discurso nas Relações Internacionais por meio de uma breve análise do discurso de segurança humana na política externa japonesa, seguindo a compreensão de discurso de Foucault e Pêcheux e as etapas de análise apontadas por Fairclough.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Chianca Dantas, Universidade de Brasília

Doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba. Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ásia-Pacífico. Advogada.

Alexandre César Cunha Leite, Universidade Estadual da Paraíba

Economista, Mestre em Economia Política (PUC/SP), Pós-Graduado em Relações Internacionais (PUCMINAS) e Doutor em Ciências Sociais/Relações Internacionais (PUC/SP). Professor Adjunto de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Curso de Graduação em Relações Internacionais e Mestrado em Relações Internacionais. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEPAP/UEPB/CNPq) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Potências Médias (GPPM/PUCMINAS/CNPq).

Downloads

Publicado

2015-08-15

Como Citar

Dantas, A. C., & Leite, A. C. C. (2015). A análise de discurso como abordagem metodológica nas Relações Internacionais: a influência do Discurso de Segurança Humana na Política Externa Japonesa. Carta Internacional, 10(2), 163–180. https://doi.org/10.21530/ci.v10n2.2015.161

Edição

Seção

Artigos