From Monterrey to Addis Ababa and beyond

a new global framework for public finance for sustainable development?

  • Philippe Orliange Agence Française de Développement e UnB https://orcid.org/0000-0002-6794-2268
  • Ana Flávia Granja Barros-Platiau Universidade de Brasília Instituto de Relações Internacionais

Resumo

O quadro global de financiamento do desenvolvimento sustentável é profundamente conectado por iniciativas multilaterais como as do Consenso de Monterrey, a Agenda de Ação de Addis Abeba, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris sobre mudança do clima. Assim, o ano de 2015 pode ser considerado como um referencial no tema. Neste sentido, o texto identifica cinco grandes mudanças que afetam o quadro global para o financiamento do desenvolvimento mundo afora, demonstrando como mecanismos tradicionais de cooperação internacional coexistem com mecanismos novos. Eles são discutidos na seguinte ordem: a evolução das agendas globais de desenvolvimento; relações sistêmicas de poder e fluxos financeiros; entrepreneurship institucional das potências emergentes e o papel crescente de bancos de desenvolvimento; e a evolução da assistência oficial ao desenvolvimento para os financiamentos internacionais públicos. Sob a égide dasNações Unidas ou não, países de renda média aumentaram o seu papel nos mecanismos de financiamento global. Além disso, bancos de desenvolvimento de países como Brasil, Colômbia e África do Sul tornaram-se mais relevantes e mais próximos atuando no âmbito do Clube Internacional de Financiadores do Desenvolvimento (IDFC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Philippe Orliange, Agence Française de Développement e UnB
PHILIPPE ORLIANGE - Primeiro Autor Diplomata Francês. Diretor Regional da Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD) para o Brasil e Argentina. Professor voluntário no Instituto de Relações Internacionais, Universidade de Brasília.
Ana Flávia Granja Barros-Platiau, Universidade de Brasília Instituto de Relações Internacionais
Professora doInstituto de Relações Internacionais
Publicado
08-11-2020
Como Citar
Orliange, P., & Barros-Platiau, A. F. G. (2020). From Monterrey to Addis Ababa and beyond. Carta Internacional, 15(3). https://doi.org/10.21530/ci.v15n3.2020.1046