Brazilian Industrial Defense Base Profile
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v15n3.2020.1054Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma visão geral e uma análise da base industrial de defesa (BID) brasileira. Com base no Mapeamento da Base de Defesa Industrial Brasileira e em seus oito segmentos (ABDI-IPEA, 2016), nossa principal contribuição é fornecer a primeira análise nacional e comparativa entre esses setores, uma vez que há um desconhecimento na literatura sobre o cenário das empresas brasileiras relacionadas à defesa. Com foco na análise da inserção internacional dessas empresas na indústria global por meio do comércio internacional, analisamos empresas relacionadas à defesa com base em (i) pessoal e salários médios; (ii) perfil inovador e de investimento; (iii) participação na exportação; (iv) principais países de destino; (v) intensidade tecnológica dos produtos exportados; (vi) principais obstáculos ao buscar mercados externos; e (vii) principais instrumentos
de apoio à exportação. Apesar das limitações em termos de dados, dentre as principais conclusões destacam-se que cada segmento tem um perfil específico, enfrenta e responde diferentemente às barreiras de mercado e, em geral, seu perfil inovador ainda está focado em processos, o que pode limitar a competitividade das empresas.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.