COVID-19 e (in)segurança alimentar

os efeitos da pandemia na cadeia mundial de suprimento de alimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v16n2.2021.1151

Resumo

Como a pandemia de COVID-19 impacta a cadeia mundial de suprimento de alimentos? A catástrofe pode trazer à tona os perigos do isolacionismo, do protecionismo e do unilateralismo para a estabilidade do Sistema Internacional. Emerge a possibilidade de os governos implantarem barreiras a exportações para se prevenirem de eventual desabastecimento doméstico. A partir de uma análise de conjuntura, com base em pesquisas e dados preliminares, o artigo mostra que a concentração da produção agroalimentar, somada à ideia de segurança alimentar baseada no comércio internacional, contribui para a alta vulnerabilidade de países em desenvolvimento dependentes da importação de alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Atos Dias, Universidade Federal de Pernambuco

Atos Dias é doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É mestre em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade. É também membro do Grupo de Pesquisa Fome e Relações Internacionais (FomeRI / UFPB) e do Centro de Estudos e Pesquisas Regionais e de Desenvolvimento (D&D / UFPE). Os interesses de investigação incluem as áreas de Economia Política Internacional, Análise de Política Externa, Cooperação Internacional e tópicos sobre questões agrícolas e de segurança alimentar no âmbito das Relações Internacionais.

Lucas Silva Amorim, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Bacharel em Relações Internacionais (2017) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é bolsista CAPES do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos dos Estados Unidos (INCT-INEU) e membro do Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais (FomeRI / UFPB).

Igor Palma Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Relações Internacional pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade. É membro do Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais (FomeRI / UFPB).

Thiago Lima, Universidade Federal da Paraíba

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (PGPCI/UFPB). Professor do Departamento de Relações Internacionais da UFPB. Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais (FomeRI/UFPB).

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

Dias, A., Amorim, L. S., Barbosa, I. P., & Lima, T. (2021). COVID-19 e (in)segurança alimentar: os efeitos da pandemia na cadeia mundial de suprimento de alimentos. Carta Internacional, 16(2), e1151. https://doi.org/10.21530/ci.v16n2.2021.1151