Novas abordagens para análise dos processos de integração na América do Sul: o caso brasileiro

Autores

  • Miriam Gomes Saraiva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar as possíveis aplicações de novas abordagens analíticas de integração sul-americana ao caso brasileiro. Em primeiro lugar, o artigo identifica as abordagens parciais desenvolvidas depois do declínio do regionalismo aberto para explicar as novas iniciativas de integação e/ou cooperação regional na América do Sul. Na principal parte analisa o papel que o Brasil exerce desde 2003 na região com vista a checar a viabilidade das abordagens apresentadas anteriormente para a explicação do comportamento brasileiro frente à região e, mais especificamente, diante do MERCOSUL e da UNASUL. Por fim, a conclusão busca refletir sobre a aplicabilidade das abordagens apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Gomes Saraiva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência Política pela Universidad Complutense de Madrid, é professora associada do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais. É bolsista de produtividade do CNPq nível 2.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Saraiva, M. G. (2013). Novas abordagens para análise dos processos de integração na América do Sul: o caso brasileiro. Carta Internacional, 8(1), 03–21. Recuperado de https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/79

Edição

Seção

Artigos