Criando a realidade através da narrativa: análise comparada das notícias sobre migração veiculadas por UN News e CNN

  • Natalia Diniz Schwether Universidade Federal de Pernambuco.
  • Gabriela Santos Nascimento

Resumo

Este artigo compara notícias veiculadas pela UN News, portal da ONU, e pelo jornal eletrônico CNN3. Emprega-se a técnica de análise de conteúdo, com o intuito de identificar diferentes abordagens sobre a temática das migrações, restritas ao segundo semestre de 2018. A hipótese de pesquisa é que, em geral, a UN News adota em suas abordagens uma postura mais humanitária que a CNN, em consonância com os valores expressos desde a fundação da Organização. A perspectiva teórica construtivista fornece suporte à pesquisa, ao considerar que a realidade é uma construção social influenciada por diversos atores (entre eles a mídia), assim como a sociologia da comunicação, a qual retrata a construção da notícia como um processoinfluenciado por uma série de práticas, procedimentos e discursos. O estudo se justifica em virtude da capacidade que as notícias possuem de influenciar a opinião pública e, até mesmo, alterar processos políticos. Dentre os principais achados destaca-se a preferência da CNN por abordar o tema com ênfase para os aspectos de segurança e econômicos, enquanto na UN News observa-se uma maior recorrência de categorias associadas aos direitos humanos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Diniz Schwether, Universidade Federal de Pernambuco.
Doutoranda do Programa da Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Publicado
03-04-2020
Como Citar
Diniz Schwether, N., & Nascimento, G. S. (2020). Criando a realidade através da narrativa: análise comparada das notícias sobre migração veiculadas por UN News e CNN. Carta Internacional, 15(1). https://doi.org/10.21530/ci.v15n1.2020.935