The Role of the Private Sector in the Agenda 2030: Modalities of Engagement and Financing Alternatives

  • Frederico Lamego de Teixeira Soares Universidade de Brasília
  • Cristina Yumie Aoki Inoue Universidade de Brasília

Resumo

O estudo propõe um quadro de referência analítico para avaliar as potencialidades e limites da participação do setor privado na agenda 2030. O quadro analítico está dividido em duas categorias: conscientização corporativa para o desenvolvimento e parceria ativa para o desenvolvimento. A primeira considera a introdução de práticas de responsabilidade sustentável corporativa ou a introdução de estratégias empresariais com preocupação no desenvolvimento. A segunda contempla os papéis de provedor de recursos, executor ou beneficiário de iniciativas de cooperação para o desenvolvimento no âmbito da agenda2030. Adicionalmente, este artigo apresenta relação de mecanismos de financiamento que possam promover o engajamento do setor privado. Em seguida, o artigo apresenta análise e exemplos do estado atual de participação das empresas na agenda de desenvolvimento a partir do quadro analítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Lamego de Teixeira Soares, Universidade de Brasília
Economista e doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. É Mestre em Finanças Econômicas pela Universidade de Londres e em História das Relações Internacionais pela Universidade Brasília. Atualmente, ocupa a função de Gerente Executivo em Relações Internacionais do SENAI - Confederação Nacional da Indústria.
Cristina Yumie Aoki Inoue, Universidade de Brasília
Professora Assistente e Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Pesquisadora Visitante no tema Dimensões Humanas Internacionais das Mundaças Climáticas Globais, Universidade das Nações Unidas e na Escola de Sustentabilidade Ambiental Global da Universidade do Estado do Colorado.  
Publicado
03-04-2020
Como Citar
Lamego de Teixeira Soares, F., & Yumie Aoki Inoue, C. (2020). The Role of the Private Sector in the Agenda 2030: Modalities of Engagement and Financing Alternatives. Carta Internacional, 15(1). https://doi.org/10.21530/ci.v15n1.2020.979