Educação para a cidadania global (UNESCO):

um discurso reformista neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v17n3.2022.1255

Resumo

O artigo analisa o conteúdo da educação para a cidadania global (UNESCO), questionando perspectivas transformadoras anunciadas e “armadilhas” contidas no texto. Isso, a partir da perspectiva crítica, somando à tradição do marxismo (em especial, Wood e Mészáros), o olhar “descolonial” e periférico, destaque às contribuições de Pazello e Freire. Argumenta que, no quadro de reformismo educacional, a ECG reduz-se a discurso neoliberal, instrumento do imperialismo/colonialidade, na globalização do capitalismo. Recusando tal proposta, o artigo traz aportes à reflexão quanto a possibilidades “emancipadoras”, com o uso crítico-descolonial e “tático” da linguagem de educação, direitos humanos e democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Tavares Leite Moreno, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2021), na linha de pesquisa "Cooperação Internacional e Direitos Humanos". Membro do grupo de pesquisa "Direito num mundo globalizado" (CNPq/PUC Campinas). Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2010).

Downloads

Publicado

2023-03-18

Como Citar

Perez Cabral, G., & Tavares Leite Moreno, V. . (2023). Educação para a cidadania global (UNESCO):: um discurso reformista neoliberal. Carta Internacional, 17(3), e1255. https://doi.org/10.21530/ci.v17n3.2022.1255