O uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) nas operações de paz da ONU

o caso da MINUSMA

Autores

  • Sergio Luiz Cruz Aguilar Universidade Estadual Paulista 'Julio de Mesquita Filho' (UNESP)
  • Jéssica Tauane dos Santos Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v15n2.2020.1005

Resumo

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) introduziu Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) na Missão Multidimensional Integrada de Estabilização das Nações Unidas no Mali (MINUSMA). Este trabalho utiliza o caso da MINUSMA para discutir o uso dessa tecnologia nas operações de paz. O argumento central é que a utilização de VANTs no Mali é fruto de inovação adaptativa no campo das missões de paz. Para substanciar o argumento, utilizam-se documentos da ONU, fontes secundárias e entrevistas. A análise utiliza elementos selecionados da chamada ‘revolução de assuntos militares’ e da literatura sobre inovação militar: doutrina, organização, custos, domínio da informação, comando e controle, simulação e treinamento, e agilidade/ímpeto. O texto apresenta alguns aspectos da ‘revolução de assuntos militares’ e da inovação militar, descreve a evolução nas operações de paz que resultou no uso de VANTs e o contexto em que eles foram desdobrados no Mali para, no final, discutir a utilização dessa tecnologia na MINUSMA e nas missões de paz em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Tauane dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestranda em Relações Internacionais no Programa San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC/SP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Conflitos Internacionais (GEPCI) e do Observatório de Conflitos Internacionais (OCI). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Como Citar

Aguilar, S. L. C., & Tauane dos Santos, J. (2020). O uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) nas operações de paz da ONU: o caso da MINUSMA. Carta Internacional, 15(2). https://doi.org/10.21530/ci.v15n2.2020.1005