A internacionalização do ensino superior no Brasil

analisando comparativamente a mobilidade internacional de estudantes face à realidade latino-americana

Autores

  • Cairo Gabriel Borges Junqueira Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP)
  • Rafael de Moraes Baldrighi Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP)

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v15n3.2020.1064

Resumo

A internacionalização do ensino superior, considerada um novo pilar universitário ou até mesmo um processo que se integra às questões envolvendo ensino, pesquisa e extensão, adquiriu grande relevância nas últimas décadas. Dentre suas atividades, este artigo enfatiza o aspecto de mobilidade estudantil incoming, ou seja, a entrada de estudantes estrangeiros em determinado país. Nosso objetivo é analisar o aspecto de mobilidade estudantil internacional no Brasil, procurando apontar possíveis razões que explicam a seguinte pergunta: por que o país recebe menos estudantes internacionais se comparado a outros da América Latina? Através de estudo de caso comparado com small-n, o Brasil é
relacionado com Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Honduras e República Dominicana, utilizando-se quatro condicionantes de comparação: idiomas oficiais dos países em questão; reputação internacional das universidades por país, com base em rankings internacionais; presença de uma rede civil-científica de migrantes nos países; e a percepção da violência. A análise visa problematizar a internacionalização no ensino superior na América Latina e designadamente no Brasil, concluindo que as variáveis relativas ao idioma e à presença de rede civil-científica são fatores de impacto que podem explicar o porquê do país estar abaixo da média regional em relação ao número de estudantes estrangeiros nas universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Moraes Baldrighi, Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP)

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe e atual Mestrando em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (IRI-USP). Trabalhou com mobilidade internacional e participou em elaboração de Plano de Internacionalização Acadêmica na Universidade Tiradentes (UNIT).

Downloads

Publicado

2020-11-08

Como Citar

Junqueira, C. G. B., & de Moraes Baldrighi, R. (2020). A internacionalização do ensino superior no Brasil: analisando comparativamente a mobilidade internacional de estudantes face à realidade latino-americana. Carta Internacional, 15(3). https://doi.org/10.21530/ci.v15n3.2020.1064