O ensino de História das Relações Internacionais no Brasil. Perspectivas e ausências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v17n2.2022.1243

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o ensino de História das Relações Internacionais nos cursos de graduação em Relações Internacionais no Brasil a partir da análise de Planos de Ensino Aprendizagem coletados entre os anos de 2015 e 2018. Por meio do exame do conteúdo de tais Planos, em especial das temáticas ministradas, da bibliografia utilizada e do perfil dos docentes, espera-se oferecer uma contribuição para o aperfeiçoamento do magistério em nível superior, para o desenvolvimento de novas agendas de pesquisas na área e para a relativização de obstáculos, como o etnocentrismo e o viés de gênero, no planejamento didático-pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Moreli, Universidade de São Paulo

Professor de História das Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, membro do Centro de Inteligência Artificial da USP, coordenador do Lab-Mundi (Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial/USP) e da Área Temática "História das Relações Internacionais e da Política Externa" da Associação Brasileira de Relações Internacionais.

Liliana Liliana Ramalho Froio, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Política Comparada e Relações Internacionais da UFPE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da UFPB. Temas de interesse: atuação internacional de governos subnacionais (paradiplomacia), história das relações internacionais, história da politica exterior do Brasil, cultura nas relações internacionais

Luah Tomas, York University

Doutoranda em História, York University (Canadá). Mestre em RI pelo IRI-USP e graduada em RI pela American University (EUA).

Igor Palma Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba e Bacharel em Relações Internacionais pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais e da Rede de Estudos Agroalimentares Internacionais.

Downloads

Publicado

2022-08-28

Como Citar

Moreli, A., Liliana Ramalho Froio, L., Tomas, L., & Palma Barbosa, I. (2022). O ensino de História das Relações Internacionais no Brasil. Perspectivas e ausências. Carta Internacional, 17(2), e1243. https://doi.org/10.21530/ci.v17n2.2022.1243