A Conferência de Punta del Este cinquenta anos depois: um estudo da VIII Reunião de Consulta de Ministros das Relações Exteriores das Américas (1962)

Autores

  • Carlos Federico Domínguez Avila

Resumo

O artigo explora os prolegômenos e alguns desdobramentos derivados das resoluções da VIII Reuniãode chanceleres americanos, evento realizado na cidade uruguaia de Punta del Este, em janeiro de 1962.Vale lembrar que a conferência em questão se erigiu em importante episodio das relações hemisféricase da própria história da Guerra Fria, particularmente no que diz respeito à tentativa de isolar o regimerevolucionário cubano. Ao mesmo tempo, cumpre destacar que o trabalho é resultado de pesquisa comfontes primárias consultadas no Arquivo Histórico das Relações Exteriores do Brasil. De forma geral, tratasede documentação gerada pela chancelaria e pelas representações brasileiras lotadas em diferentescapitais do continente, particularmente em Washington, Havana, e Buenos Aires. Também se utilizadocumentação secundária publicada no Brasil e no exterior sobre o assunto – com destaque para ostrabalhos de Luiz Alberto Moniz Bandeira, Hélio Franchini Neto, Paulo Vizentini, e Amado Luiz Cervo.Outrossim, em termos teórico-metodológicos procura-se compreender – e eventualmente discutir – alógica dos principais atores envolvidos na questão. Finalmente, são analisadas as resoluções do conclavee seus desdobramentos imediatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Como Citar

Avila, C. F. D. (2011). A Conferência de Punta del Este cinquenta anos depois: um estudo da VIII Reunião de Consulta de Ministros das Relações Exteriores das Américas (1962). Carta Internacional, 6(1), 53–66. Recuperado de https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/24

Edição

Seção

Artigos