Entre a Paz e a Violência
contradições da política externa e da formação estatal no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v20n3.2025.1582Palavras-chave:
Política Externa Brasileira, Dualidade Política, Construção do Estado, Pacifismo, Violência InternaResumo
O artigo analisa o paradoxo entre o pacifismo da política externa brasileira e a violência estrutural no plano doméstico. Enquanto o Brasil é reconhecido por sua atuação pacífica em fóruns internacionais, sua formação estatal foi marcada por práticas violentas, repressão e desigualdade. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, utiliza análise historiográfica e dados secundários sobre violência interna. Conclui-se que o pacifismo internacional brasileiro é mais uma estratégia identitária do que um reflexo da realidade doméstica, evidenciando contradições na imagem do país como promotor da paz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Túlio Sérgio Henriques Ferreira, Marcos Alan Shaikhzadeh Vahdat Ferreira, Jean Lucas de França Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
